O Centro
de Otorrino Dr. Evandro Ribeiro de Oliveira foi fundado em 1987. Ao logo dos anos, a clínica inovou, cresceu e inaugurou seu centro cirúrgico, em 1997. Dezoito anos depois, o centro transformou-se em hospital
especializado. Uma moderna estrutura ampliada, com salas cirúrgicas, UTI,
equipamentos avançados, apartamentos confortáveis, corpo clínico formado por
mais de 30 médicos atendendo consultas em 13 especialidades e outros mais de
100 cirurgiões em diversas áreas médicas.
Reconhecido
pela excelência no diagnóstico e tratamento em ouvido, nariz e garganta, o
Hospital Evandro Ribeiro destaca-se também como referência em Implante Coclear
(“Ouvido Biônico”), procedimento de alta tecnologia que devolve a audição ao
paciente.
Atualmente, o Hospital possui mais três unidades além da Matriz, localizada no Morro da Glória. Em 2018, foram implantados o Centro de Otorrino, no Centro Médico Monte Sinai, no bairro Cascatinha, e o Centro de Saúde Auditiva, no bairro Santa Helena. Em 2020, a instituição mais um Centro de Otorrino, desta vez em Barbacena.
Em 2019, o Hospital Evandro de Oliveira conquistou a certificação pela
Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se assim o primeiro
hospital especializado da região com este certificado. O reconhecimento atesta
a qualidade de excelência e segurança total ao paciente.
Proporcionar assistência à saúde com humanização, ética e excelência, com foco na satisfação do cliente.
Fortalecimento da imagem Evandro Ribeiro internacionalmente, ser referência nacionalmente em otorrinolaringologia e regionalmente como hospital especializado.
Qualidade, Humanização, Inovação, Responsabilidade Social e Comprometimento Institucional.
O Hospital Evandro Ribeiro é o único credenciado na região da Zona da Mata, Sul e Sudeste de Minas a realizar o Implante Coclear em pacientes do SUS. Cerca de 400 procedimentos já foram realizados com sucesso.
Atende a pessoa com deficiência auditiva que depende de qualificação de processos e avaliação diagnóstica, tratamento clínico, seleção, adaptação e fornecimento de aparelhos de amplificação sonora individual, assim como acompanhamentos e terapias.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem como principal atribuição a implantação de ações de biossegurança, que corresponde à adoção de normas e procedimentos adequados à manutenção da saúde e segurança de pacientes, profissionais e visitantes.
Formada por profissionais das diversas áreas do Hospital Evandro Ribeiro, a CCIH é responsável pela uniformização de procedimentos de higiene e limpeza e orientação dos colaboradores, padronização de antibióticos para diminuir a presença de bactérias resistentes e, consequentemente, os casos de infecção hospitalar, análise de prescrições de antibióticos, verificação periódica da efetividade dos procedimentos padronizados e notificação das ocorrências de infecção hospitalar junto aos centros de Vigilância Sanitária.
Objetivos da CCIH:
Prevenir, detectar e combater casos de infecção hospitalar, de acordo com critérios de diagnóstico estabelecidos previamente;
Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica, diminuindo o risco de o paciente adquirir infecção;
Elaborar projetos de educação continuada para todos os profissionais da saúde referentes à prevenção e ao controle das infecções hospitalares;
Oferecer apoio técnico à administração hospitalar para a aquisição correta de materiais e equipamentos e para o planejamento adequado da área física das unidades de saúde, entre outras finalidades.