Neste artigo, conheça o Programa Miguilim, projeto que atende estudantes das escolas municipais de Juiz de Fora, oferecendo suporte à saúde auditiva e ocular.
No mês de setembro, o Hospital Evandro Ribeiro (HER) participou do Programa Miguilim realizando exames oftalmológicos para estudantes da rede municipal de Educação de Juiz de Fora. A ação faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais que visa promover e prevenir agravos à saúde ocular e auditiva em escolas públicas do Estado.
Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que realizou a primeira entrega dos óculos na última quinta-feira (24), além de identificar a necessidade de avaliação para os exames de vista e de audição, ao fim da avaliação, os alunos assistidos recebem óculos ou aparelhos como “forma a propiciar a melhor qualidade de vida e oportunidades para o pleno desenvolvimento […]”, afirmou em nota.
Toda a rede municipal e estadual de Juiz de Fora vai participar do Programa Miguilim
Lara Nunes da Silva Magalhães, supervisora de apoio às redes assistenciais do Departamento de Desenvolvimento e Atenção à Saúde (DDAS) da Secretaria de Saúde, afirmou, também em nota, que a expansão do programa está prevista para toda a rede municipal e estadual de ensino do município e será organizada por meio de um cronograma mensal, de forma que seja possível “ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos à saúde auditiva e saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas do município”.
Quem participa da realização dessa iniciativa?
O grupo condutor do programa, que o Hospital Evandro Ribeiro apoia, é composto por representantes da Secretaria de Saúde (SS), Secretaria de Educação (SE), Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da PJF, Superintendência Regional de Saúde (SES-MG), Superintendência Regional de Educação (SEE-MG) e o Instituto Santa Catarina.
Nas escolas, o trabalho é desenvolvido por profissionais da Educação que realizam a triagem e identificação de necessidade de avaliação para a execução do Programa. Ainda conforme a PJF, as capacitações nas escolas e creches do município iniciaram em junho, por equipes das secretarias de Saúde e Educação.
Em agosto, as escolas do município iniciaram as triagens oftalmológicas e, após a identificação de crianças e adolescentes que apresentavam riscos, os mesmos foram encaminhados para avaliação médica e da equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já em setembro, realizamos as consultas especializadas para as crianças avaliadas.
O HER se preocupa e busca atuar em projetos que beneficiem a saúde dos moradores de Juiz de Fora e região, oferecendo, de forma acessível, o melhor atendimento com qualidade de excelência e segurança total ao paciente.
Quer conhecer nossos projetos sociais? Acesse nosso site, clique em ‘O Hospital’ e selecione um dos projetos na aba ‘Responsabilidade Social’!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Hospital Evandro Ribeiro (@hospitalevandroribeiro)