OBJETIVO
O Programa de Promoção e Prevenção da Saúde Auditiva atende à pessoa com deficiência auditiva que depende de qualificação de processos e avaliação diagnóstica, tratamento clínico, seleção, adaptação e fornecimento de aparelhos de amplificação sonora individual, assim como acompanhamentos e terapias fonoaudiológicas.
ATUAÇÃO
O Hospital Evandro Ribeiro concentra em Juiz de Fora o atendimento à população com deficiência auditiva da Zona da Mata, macro região sudeste de Minas Gerais e micro região de São João Del Rei e Barbacena, por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciativa do Governo Federal, o programa é realizado em parceria com o Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e o HER.
FUNCIONAMENTO
Inicialmente, o paciente do SUS com problemas auditivos deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, para realizar os exames preliminares. Caso seja confirmado o distúrbio, ele é encaminhado à Junta Reguladora de Saúde Auditiva - Setor de Órtese e Prótese (no PAM Marechal) para a inclusão no Programa. No setor, é realizada uma triagem auditiva para avaliar a necessidade do uso de aparelho auditivo. Após o procedimento, o paciente é encaminhado ao Hospital Evandro Ribeiro, onde passa a ser assistido por uma equipe multidisciplinar especializada.
Além destes procedimentos, o paciente tem no Programa de Promoção e Prevenção todo o acompanhamento no que diz respeito ao processo de adaptação dos aparelhos auditivos.
Sempre que necessário, são realizados ajustes e/ou reparos nos aparelhos auditivos, encaminhamentos e orientações.
Os pacientes do SUS interessados em participar do Programa devem se inscrever: JUIZ DE FORA: PAM Marechal: OUTRAS LOCALIDADES: Contato: (32) 2104-4926INSCRIÇÕES
Rua Marechal Deodoro, 496, 3º andar, sala 308 (Setor de Órtese e Prótese).
Secretaria de Saúde do município.DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
CONTATOS